Friday, June 01, 2018

Inteligência e polidez

Conheço e conheci algumas pessoas nessa vida que eram brilhantes, em muitos aspectos, porém lhes faltava algo que parece não ter importância, mas tem, tem muita importância: polidez.

Tinham sacadas incríveis, escreviam textos belíssimos ou então eram absolutamente surpreendentes em sua oratória e inteligência devastadora. E a maioria das pessoas que conheci com essas características se sentiam verdadeiramente fracassadas na vida.

Tinham um sentimento imenso de superioridade em relação a maioria das pessoas e em relação inclusive àquelas pessoas que tinham conquistado postos de trabalho e de sucesso, os quais elas mesmas não tinham alcançado. Ressentiam-se profundamente disto.

Algumas disfarçavam e desdenhavam do que sempre haviam desejado na vida, tentando diminuir as conquistas de seus pares:

"Aquele fulano não representa nenhum brilhantismo, nenhuma novidade no meio dele. É somente mais um. Não criou nem fez nada de novo. Somente reproduz o que já vem sendo feito!"

Outras simplesmente quase que gritavam, constantemente, aos sete ventos, que eram absolutamente superiores à maioria da população, a qual era, em sua concepção, constituída majoritariamente por débeis mentais.

Darwin do céu, quanta mágoa, quanta frustração mal resolvida, e quanto ressentimento destilado na direção das pessoas que invejavam.

Algumas inclusive me fizeram chegar a pensar que não eram tão inteligentes assim, mas que travavam uma luta de vida ou morte durante toda a sua vida para provarem que eram mais inteligentes que a maioria.

E nessa guerra sem fim plantavam discórdias frequentes e relacionamentos instáveis.

Em outros momentos eu somente conseguia pensar que padeciam, sofriam muito na relação com outras pessoas, e isso se configurava em um plano até mesmo doentio.

Muitas vezes cheguei a lamentar para mim mesmo, em silêncio com meus próprios pensamentos: "Que triste... essa pessoa é tão brilhante e tão problemática. É incrível como joga tantas oportunidades no lixo..."

Em outros momentos eu simplesmente me dava conta de que essa pessoa podia ser extremamente inteligente em relação algumas habilidades, mas era na verdade extremamente burra em relação a uma série de questões, o que para mim ficava claro quando percebia que seu nível de convicção se aproximava inclusive de quadros delirantes.

Enfim, conheço e conheci muitos idiotas inteligentes ou inteligentes idiotas, e muitos deles se acumulam aqui nas redes sociais, porque não conseguiram conquistar algo melhor na vida...

No comments: