Friday, June 01, 2018

Bebês no útero conversando sobre a existência de vida depois do parto... (?)

Vocês se lembram daquela estória, daquela analogia, na qual existem dois bebês dentro de um útero, discutindo se existe ou não vida depois do parto?

O primeiro bebê diz que depois do parto há um silêncio completo, a finitude, o fim de tudo. Esse primeiro bebê, então, acredita que depois do parto tudo se acaba.

O segundo bebê, por sua vez, diz que há existência além daquele "tubo físico" (o cordão umbilical), que existe uma vida após o parto, na qual há mais luz, e na qual comemos com nossas próprias bocas, caminhamos com nossas próprias pernas, e vivemos independentes de nossas mães.

Há poucas evidências ali para os dois bebês falantes, inteligentes, filosóficos, porém bastante palpáveis, e praticamente autoevidentes, inegáveis, as quais são constantemente negadas pelo bebê que não acredita na vida após o parto: o bebê negacionista!

E o segundo bebê pede para que o primeiro olhe para o mundo à sua volta, que assim perceberá o que está acontecendo. Ou seja: basta um ato de vontade e abertura para as evidências, basta simplesmente olhar para o mundo à sua volta e se dar conta do que é simplesmente autoevidente.

E aí fico pensando: puta que pariu, o que não falta nesse mundo então é cientista com má vontade, hein... Como que toda a comunidade científica, em toda a sua diversidade cultural e de crenças, no mundo inteiro, ainda não chegou a esse consenso tão simples, o qual pode ser sacramentado por esta genial analogia, de que existe vida após a morte?

Obrigado a vocês que estão postando essa analogia! Agora vocês estão fazendo com que eu veja o que eu não estava querendo ver! Como eu era preguiçoso! Muito obrigado!

No comments: