Monday, August 06, 2018

Relatividade e relativismo

Estou lendo a biografia de Einstein, e uma coisa interessante é que ele ficou bastante escandalizado com a confusão de relatividade com relativismo, ao ponto de querer trocar o nome de sua teoria para a teoria da invariância. 

Então, sempre que ouvir alguém fazendo alguma comparação da teoria da relatividade com algum tipo de relativismo, de que "tudo é relativo", de que a "moral é relativa", fuja para as colinas, porque não tem nada a ver uma coisa com a outra. Einstein, inclusive, não era um relativista moral. Pelo contrário...

Outro ponto que me chamou a atenção na leitura de sua biografia é que em 1921, quando ele chegou aos Estados Unidos, ficou bastante impressionado com a quantidade de pessoas, que não fazia parte do meio científico, com interesse em suas teorias, com um interesse efusivo e meio destrambelhado em ciência.

Então, em uma coletiva de imprensa, lhe fizeram essa pergunta, do que ele estava achando de todo esse interesse que as pessoas estavam manifestando, e do tratamento que ele estava tendo, porque ele estava sendo tratado como um pop star. Einstein respondeu que achava de fato esse fenômeno bastante interessante, que parecia algo "psicopatológico".

No comments: