Monday, August 06, 2018

Pensamento positivo é furada

Acho muito sofrido e cansativo esse negócio de pensamento positivo. Não tenho o menor saco pra esse tipo de coisa. Quando estou um pouco mais tenso ou com medo de alguma coisa, prefiro me distrair, tirando o foco daquilo que está me fazendo ter medo. Prefiro não pensar nada. E para isso acho que é muito mais eficaz cantar, tentar ler alguma coisa, ou até mesmo, para quem é religioso, acho bem mais razoável fazer alguma oração ou ficar repetindo um mantra.

No caso de algum tratamento que esteja sendo empreendido, seja lá de que natureza for, prefiro optar por uma boa estruturação de todas as etapas e procedimentos que compõem esse tratamento. Há tratamentos, para os mais diversos males, que são comprovadamente eficazes, e portanto dispensam o processo cansativo de ficar repetindo para si mesmo que as coisas vão dar certo.

Sempre que um trabalho é bem feito, que um treinamento é bem feito, não há a menor necessidade de ficar repetindo para si mesmo que as coisas vão dar certo. Elas simplesmente acontecem de maneira bem espontânea. 

Durante uma cobrança de pênaltis, por exemplo, aquele jogador que não treinou com a técnica adequada, ou não treinou suficientemente, pode até ficar pensando exaustiva e repetidamente que vai fazer o gol, ou que já fez o gol, antes mesmo de fazer qualquer coisa. E se ele não estiver bem treinado, não estiver treinando de forma adequada, vai correr para a bola, pensando que já fez o gol, ou que vai fazer o gol, e vai errar. 

Por outro lado, quem teve um treinamento adequado não vai pensar nada. Vai simplesmente fazer o que tem de ser feito, porque é assim que as coisas costumam ocorrer para as pessoas que têm uma vida saudável. Quem está vivendo de modo saudável não fica entre a vida e a morte, pensando obsessivamente se as coisas vão dar certo ou não. Simplesmente vai fazendo e vivendo, e as coisas vão acontecendo. 

Penso que se alguém está precisando muito de pensamentos positivos isso já é sinal de que muita coisa não está bem ou fora do lugar, ou de que o estresse e a ansiedade chegaram a um ponto intolerável. E, como psicólogo, penso que pensamentos positivos definitivamente não são uma perspectiva consistente de tratamento.

No comments: