Monday, August 06, 2018

O sofrimento é do tamanho que as pessoas escolheram para si mesmas?

Essas afirmações de que as pessoas sofrem somente o quanto quiserem, que o sofrimento é do tamanho que elas mesmas escolheram para si, é coisa de autoajuda. Não é algo que esteja presente na Filosofia ou na Psicologia.

Até compreendo que muitas pessoas façam esse tipo de alegação diante de algumas outras que exageram seus sintomas, com expressões exageradas e histéricas, de modo a tentar fazer os outros de reféns de seus caprichos.

É uma tentativa de demonstrar aos chantagista as artimanhas das quais estão se utilizando. Contudo, expressões genéricas tais como "o sofrimento é opcional" ou "você escolhe o tamanho de seu sofrimento" são um franco desrespeito ou muita falta de sensibilidade para com inúmeras pessoas que são ou foram massacradas pelo sofrimento.

Ninguém escolhe sofrer. Não faz o menor sentido esse tipo de afirmação. Sofrimento não é opcional. Quem sofre está em uma condição de submissão. Não é agente de coisa alguma. Por isso é que sofre. E isso não se reverte com expressões e lemas infantis e tolos da literatura de autoajuda.

A maioria das pessoas tem um conceito tão pobre acerca do que seria um masoquista. Acham que uma pessoa masoquista gosta de sofrer. Ninguém gosta de sofrer. Os masoquistas passaram a ter prazer com algumas estimulações que as outras pessoas julgam simplesmente como dolorosas e sofridas. Só isso.

No comments: