Saturday, January 06, 2018

Velomóveis

A maioria de vocês talvez nunca tenha ouvido falar de velomóvel (velomobile). Trata-se de um triciclo ou quadriciclo, movido a pedal (com assistência elétrica ou não), o qual possui carenagem, proteção contra o clima.

É uma mistura de carro com bicicleta, o qual geralmente comporta somente uma pessoa. Porém com um velomóvel é possível fazer até mesmo compras, carregar quilos de compras, porque a maioria dos velomóveis têm um compartimento para cargas.

Tenho verdadeira fascinação por esse veículo porque, como muitas pessoas pelo mundo afora, penso que seria uma alternativa bastante viável para o transporte urbano. Sim, eu sei que a verdadeira solução para o transporte urbano está no transporte coletivo, não tenho dúvidas disso. Porém tenho fascinação também por alguns transportes individuais alternativos, geralmente movidos por força muscular ou elétrica. E o velomóvel se encaixa nessa categoria.

Com minha bicicleta elétrica já estou realizando um sonho que eu tinha. Mas fico pensando que é muito triste que as ruas não estejam cheias de velomóveis ao invés de carros, pickups e SUVs...

No comments: