Sunday, August 14, 2016

Como construir uma cultura de paz?

Hoje de manhã acordei e encontrei isso, compartilhado por um amigo, no Facebook:

“Uma pessoa verdadeiramente pacífica torna-se um foco de paz para todas que a rodeiam. Quando a paz individual é atingida por várias pessoas, a paz coletiva torna-se uma possibilidadade” Swami Bhavyananda

Sim, uma pessoa pacífica pode se transformar em um modelo para aquelas com as quais ela convive, e uma das formas com que um comportamento pode ser alterado é a imitação. Por meio da imitação outras pessoas podem também passar a se comportar de modo mais pacífico.

Contudo, em muitos casos, é necessário que haja orientação adequada e assertividade por parte de quem é pacífico, assim como um contexto de gratificações culturais, de cultura da paz.

Fora o fato de que muitas pessoas são pacíficas no modo passivo. São pacíficas porque são simplesmente passivas. Dão a outra face, mas não têm assertividade, não sabem orientar nem comunicar o que está acontecendo. Ou então, com sua passividade, somente reforçam a agressividade de quem as deseja exatamente assim: caladas, colaborativas, sem qualquer tipo de contraponto ou contestação.

E pensar que o movimento se dá de dentro pra fora, do individual para a coletividade, pode ser pura besteira. A própria mensagem do Swami Bhavyananda, sendo difundida, é um contra-exemplo do que ele prega.

No comments: