Vejo várias vantagens no contato virtual com pessoas com as quais não tenho intimidade. Alguns debates ou conversas podem se estender por dias ou até meses e eu, descendente de italianos que sou, nunca altero meu tom de voz o qual, em contextos presenciais, costuma espantar algumas pessoas, gerando boa parte dos problemas de relacionamento, com estranhos, que tenho.
A linguagem virtual escrita, registrável, permite um nível de precisão, economia de gestos e de palavras e registro (para o qual pode-se retornar sempre que for necessário) que é superior ao contato presencial.
O contato presencial tem uma série de elementos não-verbais, tais como o olhar, a forma com que se fala, os quais na minha concepção são, de modo geral, desprezíveis, já que também servem muito ao engano, à ilusão e à trapaça. Há evidências científicas de que psicopatas preferem o contato presencial. É muito mais fácil seduzir se utilizando de uma série de artimanhas não-verbais do que por escrito.
A escrita permite releitura, comparações com registros anteriores, reinterpretação e cálculo de quem a recebe, e esse tipo de contexto costuma ser desvantajoso para um psicopata.
Viva a interação virtual!
No comments:
Post a Comment