Saturday, August 20, 2016

As vantagens do contato virtual

Vejo várias vantagens no contato virtual com pessoas com as quais não tenho intimidade. Alguns debates ou conversas podem se estender por dias ou até meses e eu, descendente de italianos que sou, nunca altero meu tom de voz o qual, em contextos presenciais, costuma espantar algumas pessoas, gerando boa parte dos problemas de relacionamento, com estranhos, que tenho.

A linguagem virtual escrita, registrável, permite um nível de precisão, economia de gestos e de palavras e registro (para o qual pode-se retornar sempre que for necessário) que é superior ao contato presencial.

O contato presencial tem uma série de elementos não-verbais, tais como o olhar, a forma com que se fala, os quais na minha concepção são, de modo geral, desprezíveis, já que também servem muito ao engano, à ilusão e à trapaça. Há evidências científicas de que psicopatas preferem o contato presencial. É muito mais fácil seduzir se utilizando de uma série de artimanhas não-verbais do que por escrito.

A escrita permite releitura, comparações com registros anteriores, reinterpretação e cálculo de quem a recebe, e esse tipo de contexto costuma ser desvantajoso para um psicopata.

Viva a interação virtual!

No comments: