Sunday, June 28, 2015

Por que a sexualidade é um tabu? (um esboço)

Há vários fatores importantes que convergem para ou a partir da sexualidade: experiências intensas de prazer, excitação, expressão emocional e afetiva. Filhos são gerados a partir de atos sexuais. Alianças são formadas.

A sexualidade é um ponto de início, uma porta de entrada para a formação de novos grupos sociais, e de certo modo até mesmo de novas sociedades. Novas alianças, novos grupos sociais significam a formação de uma nova vida e de novas esferas interações nos arranjos e rearranjos das relações de poder, de dominação.

Uma amiga minha dizia que havia três fatores que poderiam facilmente enlouquecer as pessoas: sexualidade, religião e dinheiro. Agora imagine esses fatores conjugados, ao mesmo tempo, um em combinação com o outro!

A organização da sexualidade estipula quem vai ficar com quem e como. Essa organização de certo modo define como será estruturada uma determinada sociedade. Com quem as pessoas poderão ter filhos, quem cuidará de seus filhos. Define quais atores sociais terão posição dominante, podendo usufruir da sexualidade até de um modo mais livre, com maior número de parceiros, em detrimento de outros que assim não poderão atuar. De certo modo, o que se observa na história é que atos sexuais geram formações sociais e relações de poder.

A sexualidade, portanto, sempre teve um valor social muito grande e é tabu para qualquer agrupamento humano. Isso nos permite afirmar que sexo é poder, é dinheiro, assim como o que nos é mais claro: é amor, tem o poder de engendrar alianças e relações amorosas.



No comments: