Sunday, June 28, 2015

Cristofobia, circuncisão e a novela da Record



Isso me fez lembrar da novela sobre a vida de Moisés na Rede Record. Há poucos dias eu assisti a um ou outro capítulo. Aí fiquei curioso e fui pesquisar na Bíblia para fazer comparações com o que eu estava observando na telenovela.

O mais interessante é que de fato estão transformando a história bíblica de Moisés em uma novela, em uma trama muito mais longa, demorada e com uma série de detalhes que não estão na Bíblia.

Aí eu me deparo com a seguinte e curiosa passagem de Êxodo:

" 4.24 Durante a viagem para o Egito, num lugar onde Moisés e a sua família estavam passando a noite, o SENHOR se encontrou com Moisés e procurou matá-lo.

4.25 Aí Zípora, a sua mulher, pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio do seu filho e com ele tocou o pé de Moisés. E disse: — Você é um marido de sangue para mim.

4.26 Ela disse isso por causa da circuncisão. E assim o SENHOR deixou Moisés viver."

Deixa eu ver se entendi, Deus estava prestes a matar Moisés porque um de seus 
filhos não havia sido circuncidado, e ele por pouco não foi salvo. Se não fosse a perícia e agilidade de sua esposa para pegar uma pedra afiada e cortar o prepúcio da criança (ela foi Mcgiver) Deus teria talvez arrebentando a cabeça de Moisés com um raio.

E confesso, fiquei bastante curioso em saber se a telenovela irá tratar dessa passagem e como faria isso. Os roteiristas terão de ser Mcgivers...

No comments: