Você quer ter filhos? Então pense muito bem se você terá condições de criar esse filho sozinha. Sim, isso infelizmente vale principalmente para as mulheres. Às vezes a impressão que tenho é que a família "tradicional" brasileira, a mais comum, é a família monoparental com as mulheres carregando todo o peso da criação dos filhos nas costas, com os homens simplesmente sumindo do mapa.
Criar um filho, de modo responsável, é uma tarefa hercúlea, nada fácil, muito pesada mesmo, sacrificante, e o que mais vejo são mulheres arcando com isso sozinhas e muito desassistidas, principalmente nas classes sociais com menor poder aquisitivo.
Não consigo sentir de outra forma: ter filhos, de modo geral, em nossa realidade brasileira, é um fator crucial de desempoderamento para as mulheres, com consequências nefastas as mais variadas.
É impressionante a quantidade de mulheres que aparecem no CAPS com transtornos mentais em virtude do peso de terem sido abandonadas por homens, após terem tido filhos. É uma caixa de Pandora.
Corrijam-me, por favor, se eu estiver errado...
No comments:
Post a Comment