Thursday, October 06, 2016

Para as mulheres que querem ter filhos

Você quer ter filhos? Então pense muito bem se você terá condições de criar esse filho sozinha. Sim, isso infelizmente vale principalmente para as mulheres. Às vezes a impressão que tenho é que a família "tradicional" brasileira, a mais comum, é a família monoparental com as mulheres carregando todo o peso da criação dos filhos nas costas, com os homens simplesmente sumindo do mapa.
Criar um filho, de modo responsável, é uma tarefa hercúlea, nada fácil, muito pesada mesmo, sacrificante, e o que mais vejo são mulheres arcando com isso sozinhas e muito desassistidas, principalmente nas classes sociais com menor poder aquisitivo.
Não consigo sentir de outra forma: ter filhos, de modo geral, em nossa realidade brasileira, é um fator crucial de desempoderamento para as mulheres, com consequências nefastas as mais variadas.
É impressionante a quantidade de mulheres que aparecem no CAPS com transtornos mentais em virtude do peso de terem sido abandonadas por homens, após terem tido filhos. É uma caixa de Pandora.
Corrijam-me, por favor, se eu estiver errado...

No comments: