Thursday, April 25, 2019

Planejamento urbano e saúde mental

Possivelmente uma mudança em termos de planejamento urbano, com o objetivo de aumentar os níveis de bem-estar psicológico, seria a de fazer tudo o que fosse necessário para que as pessoas realizassem mais atividade física e se encontrassem mais nas ruas, intensificando-se assim também a vida comunitária. Então penso que deveria haver mais ciclovias, parques, espaços de lazer, centros culturais, esportivos, de atividades e de convivência, feiras ao ar livre e praças. 

O hábito que as pessoas tinham no passado, nas cidades do interior, de estarem com frequência sentadas, durante a noite, em frente às suas casas, conversando com seus vizinhos ou então reunidas nas praças, tornava a vida certamente mais saudável. 

Lembro-me inclusive da prática do foot, quando as praças ficavam lotadas, com as pessoas dando voltas em torno dela. Imagine que era boa parte da população dessas cidades, reunida na praça, andando constantemente, contornando toda a sua área. Era a oportunidade constante de caminhada e encontro com várias pessoas. Pura festividade e espírito comunitário. Assim fica muito mais fácil ser feliz.

No comments: