Wednesday, March 07, 2018

O pobre oprimindo o miserável

De vez em quando vou ao hipermercado mais perto de minha casa, e sempre é a mesma coisa. Quase que para cada fila dos caixas há uma pessoa (geralmente crianças) mendigando, pedindo para que paguem por algumas coisas que compraram.

- Isso aí é assim o dia inteiro. Esse pessoal não quer saber de trabalhar – disse categoricamente a operadora do caixa.

E é quase sempre também a mesma coisa: o pobre hostilizando o miserável, o pobre culpando o miserável por sua miséria. 

Para estragar meu domingo, retruquei:

- Mas a miséria e a mendicância vão aumentar muito. Enquanto a gente achar que é o pobre que tem de pagar a conta nesse país, a coisa ainda vai piorar muito...

E fui vomitando: 70% dos juízes ganhando acima do teto constitucional, quem ganha R$ 5 mil pagando a mesma alíquota de imposto de renda que alguém que ganha R$ 100 mil, Brasil campeão mundial de impostos indiretos (fazendo os pobres e miseráveis pagarem mais do que os ricos), reiterados perdões de bilhões em dívidas para grandes empresários, um dos maiores índices de desigualdade social do mundo gerando boa parte da violência urbana que enfrentamos, R$ 500 bilhões de sonegação de impostos por ano (que mais, que mais? tem muito mais)...

Resultado: minha verborragia ecoou no vazio, e conquistei a antipatia de quem estava por perto, dando uma estragada no pouquinho do final de semana que me restava...

No comments: