Sunday, January 22, 2017

APOIO PSICOLÓGICO: COMO OBTER?

Se você está precisando de apoio psicológico ou conhece alguém que está precisando desse tipo de serviço, por favor leia e compartilhe a mensagem abaixo.

Em função do fato de ser psicólogo, com certa frequência recebo mensagens de pessoas quase que literalmente pedindo socorro. Algumas dessas mensagens contém um texto enorme tentando relatar o que está acontecendo, e outras são muito vagas, geralmente resumidas a poucas frases ou menos de um parágrafo.

Infelizmente não tenho condições de ler todas essas mensagens e muito menos condições para tentar de alguma forma ajudar, profissional e pessoalmente, todas essas pessoas. 

Se você está passando por alguma dificuldade, e procura pela ajuda de algum profissional da área de Psicologia, é importante saber que existem alguns serviços gratuitos que podem ajudar bastante. Você pode:

1) Pegar seu telefone e ligar no número 188, no CVV (Centro de Valorização da Vida). Terá somente o custo de uma ligação local para telefone fixo. Você pode ligar a qualquer hora do dia ou da noite, pois o atendimento é 24 horas.

2) Procurar em sua localidade por faculdades que tenham cursos de graduação em Psicologia, ou mesmo cursos de especialização em psicoterapia. Em suas clínicas-escola costumam oferecer serviços de psicoterapia gratuitos ou até mesmo serviços de pronto-atendimento psicológico. Tudo gratuitamente ou a preços simbólicos.

3) Ir até o centro de saúde mais próximo de sua casa, e marcar uma consulta com um clínico-geral o qual, via-de-regra, terá condições de lhe encaminhar para o serviço de saúde mental do SUS mais próximo de sua localidade. 

4) Procurar pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) mais próximo de sua casa. Lá você será devidamente acolhido(a), para poderem saber o que, na rede de saúde mental, irá melhor ajudá-lo(a).

No comments: