Monday, April 16, 2018

Pensar primeiro em si ou nos outros? (sobre uma fala de PC Siqueira)

Gosto dos vídeos de PC Siqueira porque ele acaba, em sua retórica, muitas vezes me surpreendendo. Em um de seus últimos vídeos disse que devemos pensar primeiro em nós mesmos, para depois pensarmos nas outras pessoas. Porque, segundo ele, de modo geral, quando estamos pensando primeiro nas outras pessoas, elas estão dois passos à nossa frente, porque além de estarmos pensando nelas em primeiro lugar, elas também estão pensando nelas em primeiro lugar. Segundo ele isso abre portas para relacionamentos abusivos.

Gostei do que falou. Foi bem criativo. Contudo isso não me desceu muito bem. Isso talvez se aplique ao momento que ele está vivendo, após ter percebido uma série de abusos que sofreu em algumas interações pessoais. 

Penso que devemos obviamente ser responsáveis, o máximo que pudermos, por nossa própria vida. Não devemos esperar que os outros pensem primeiro em nós, e muito menos devemos exigir isso das pessoas. Cuidar de si mesmo não é somente um comportamento egoístico. 

Quem não cuida de si não sobrevive. Cuidar de si mesmo é fundamental. Tentar dar conta sozinhos, o máximo que pudermos, de nossos próprios problemas, é fundamental. É uma das características da maturidade. Pessoas maduras cuidam de si mesmas, e não ficam esperando pelos outros para que isso ocorra.

Do modo como se expressou ficou com um tom mais egocentrado, egoísta. Penso que não se trata exatamente de pensar primeiro em si mesmo e depois nos outros. Trata-se de pensar em si e também nos outros. Há uma importância muito grande de se pensar também nos outros Esse é um dos fundamentos da ética. Porque geralmente quando estamos pensando nos outros também estamos pensando em nós mesmos. Cuidar de todos é cuidar de si também.

Um dos maiores problemas que vivemos dentro de uma sociedade, que prima por níveis maiores de individualização, é a ausência ou diminuição dos intercâmbios fundamentais da vida comunitária. Não somos uma ilha, e o outro nos constitui, assim como é uma das maiores, senão a maior fonte para o nosso bem-estar.

O problema mais comum nos tempos atuais é que as pessoas estão pensando demais em si mesmas, e se esquecendo das outras, ao contrário do que ele apregoa nesse vídeo. Estão se colocando em primeiro lugar, e quando assim o fazem terminam por se perceberem completamente isoladas e sem referências sólidas. Isso facilita, por exemplo, o surgimento de sintomas de ansiedade e depressão, os quais atualmente apresentam níveis epidêmicos.

Se PC Siqueira vivenciou alguns relacionamentos abusivos, e isso o deixou sensibilizado ao ponto de agora talvez estar se dirigindo para o extremo oposto, espero que suas palavras ecoem somente em quem passou por situação semelhante. Porém também acho provável que ele esteja, como já mencionei, se dirigindo para o extremo oposto, o qual também não reserva boas surpresas.

No comments: