É um pouco assustador e frustrante para mim perceber que a comunicação oral é totalmente diferente da comunicação escrita, porque permite um nível de envolvimento com o interlocutor que ultrapassa completamente a questão do conteúdo. O conteúdo pode ficar em plano secundário quando estamos falando de comunicação oral. Porque aí o principal é fazer com que seu ouvinte se envolva com o que você está falando e isso, em muitos casos, independe quase que totalmente do conteúdo.
Há um lado triste nisso, porque a comunicação oral muitas vezes acaba sendo uma comunicação baseada na ignorância, no equívoco, na falta de informação. É triste porque, ao observar as diferenças entre a comunicação oral e a escrita, fica claro para mim como políticos profissionais, charlatães e opressores das mais diversas espécies conseguem enganar as pessoas sem transmitir qualquer tipo de informação relevante.
A linguagem enfeitiça, mas a linguagem oral enfeitiça muito mais. Terreno perfeito para a trapaça, no qual aqueles que muitas vezes estão mais preocupados com a verdade podem ser injustamente massacrados.
No comments:
Post a Comment