Tuesday, February 03, 2015

O QUE É UMA PSICOTERAPIA

Com certa frequência recebo mensagens de pessoas pedindo por alguma orientação psicológica. Relatam seus dramas e pedem por meus conselhos.

Respondi a uma dessas mensagens, explicando o que é possível e que não é, em termos de aconselhamento e orientação nesse contexto, e quais são as alternativas. Transcrevo abaixo alguns trechos do que escrevi:

Prezado colega, eu poderia emitir alguns juízos generalizados sobre o que eu imagino que você esteja vivendo. Mas acho que não seria o mais eficaz. Penso que o mais eficaz, em seu momento atual, com a complexidade das relações nas quais você está envolvido, seria um acompanhamento psicoterápico semanal, contínuo, profundo, próximo.

Uma boa terapia seria a melhor solução. Pois você precisa se sentir, agora, acompanhado por alguém competente, o qual possa lhe fazer companhia, passo a passo, no que está ocorrendo. Alguém que ouça, com um tempo grande, cada detalhe, para primeiramente poder compreender melhor o que você está vivendo. Meio também assim como alguém pra pegar na sua mão, passar confiança, ajudar a segurar essa barra, cotidianamente. É isso o que uma boa terapia irá fazer.

Imagine alguém que tenha sofrido um acidente grave e esteja todo quebrado. Essa pessoa precisa de profissionais que o acompanhem diariamente para, por exemplo, fazer exames, fisioterapia, exercícios diários, tomar remédios no horário certo... Não é muito diferente não, meu amigo. Pouco vai adiantar eu, de longe, em uma única mensagem, dizer algumas coisas genéricas. Em um processo terapêutico sério vocês, você e seu terapeuta, irão trabalhar, em detalhe, cada questão que o aflige para poder de fato resolver isso na sua vida, ou ao menos conseguir melhorar um pouco a situação em que você está vivendo.

Na minha compreensão, o papel de um terapeuta é muito parecido com o de um treinador, pois o acompanhamento deve ser constante.

A psicoterapia envolve um processo de aprendizagem. Visa fazer com que as pessoas aprendam novas formas de interação com o mundo e com outras pessoas. Isso, de modo geral, não ocorre simplesmente com alguns conselhos esparsos, ou somente com algumas palestras motivacionais. Como eu já disse, é necessário um acompanhamento próximo.

A mensagem que você me enviou, tentando detalhar o que você tem experenciado em sua vida, mesmo sendo longa, contém pouquíssimas informações, se formos compará-la ao que é um processo de psicoterapia.

Pelo que sei, se não me engano, o número máximo de 10 sessões de orientação psicológica pela internet está regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia.

Mas esse já seria um serviço profissional, sistematizado, para o qual não tenho disponibilidade atualmente.
Bom, é isso. Espero pelo menos ter esclarecido alguns pontos em relação ao que é possível fazer ou não.

No comments: