Thursday, August 17, 2023

O mundo invertido

Hoje à tarde, por um breve momento, abriu-se um portal e adentrei o
mundo invertido, da série “Stranger things”.

Peguei minha bicicleta e me dirigi a um comércio, a 200 metros da faculdade, num local um pouco diferente de Samambaia.

Entrei no mercadinho de um bengalês e não encontrei o que queria. Na televisão rolava um debate em bengali. Troquei algumas palavras com o dono sobre sua terra, Bangladesh, e me transportei para o oriente. Era um local e uma situação bem pouco prováveis para a periferia do Distrito Federal.
 
Não tinha o que eu queria. Entrei no mercadinho do lado.

- Há muitos bengaleses em Samambaia, não? – comentei com a dona, no caixa.

- Mas tinha muito mais. Muitos foram embora do Brasil. A maioria foi pros EUA. Porque a situação deles piorou por aqui. 

- Piorou? Por quê?

- Por causa da política. Por causa da vitória do Lula. As vendas diminuíram.

Fiquei estático, sem entender. Mas rapidamente me dei conta de que ela era uma daquelas pessoas que ainda é bolsonarista, logo fanática.

Tudo escureceu e ficou cinza. Seu rosto se deformou e ficou cadavérico, em putrefação. Sua voz era a de um zumbi.

- Quais bengaleses foram para os EUA? – perguntei-lhe, já um pouco aterrorizado.

Ela não sabia responder, porque de seu rosto monstruoso só saiam grunhidos.

- Algum colega teu foi embora do Brasil depois da eleição? – perguntei ao bengalês.

Ele derretia na lama do mundo invertido e assim lembrei-me imediatamente de que no ano passado seu mercadinho tinha um retrato de Bozo presidente-mito total em tamanho real bem na entrada, para espantar qualquer sopro de sensatez e humanidade que pudesse passar por ali. Ele derretia. Somente parte de seus miolos e seus dentes boiavam na lama sob a qual imergira.

E assim parece que brotou em mim uma nova metáfora: a de que sempre entrarei no mundo invertido quando estiver interagindo com pessoas que ainda apoiam Bozo. E no esgoto paralelo de tudo, no sombrio e apocalíptico mundo invertido, todo cuidado é pouco, temos de respirar fundo e cada passo tem de ser calculado. Porque há sempre seres bizarros e quiméricos à espreita, para lhe caçar ao limite de tudo, às bordas inimagináveis da loucura humana.

Lá fora um rapaz, ainda ao vivo, bem vivo e em cores, na porta de um buraco de volta para o mundo, desesperadamente me chamava, com um sotaque afrancesado:

- Moçe, foge daí! Corrre, corrre! Nenhum bengalês foi emborra! É mentirre. Esses pessoes se afundarram na lama e nas treves de mentirre há muite tempe. O governe bolsolixe estimulou a xenofobie contre les imigrante de países pobres. Sendo nacionaliste e chupader de role ianque, era obviamente raciste com imigrante pobre e prete. E a fale de que as vendes diminuírram também não bate com o crescimente economique maior neste ane do que no ano passade. Pardon por me sotaque! Estou tentande falar brasileire...

Dez segundos haviam se transformado em 10 minutos. A zumbi-dona do mercadinho já estava quase me mordendo na jugular, quando esse rapaz suavemente me estendeu sua mão retinta e esquálida, como na criação de Adão, na qual o deus de Abraão lhe estende a mão, na recriação de um novo mundo, de uma nova realidade.

Segurei-lhe firmemente e escapei, por pouco, das trevas do mundo invertido. 

Era o haitiano misterioso de 2020, que na frente do Palácio da Alvorada, diante das câmeras, abordara Bolsonaro, com estas palavras misteriosas:

- Você está entendendo, eu estou falando brasileiro. Bolsonaro, acabou. Você está recebendo mensagem no seu celular. Todo mundo, todo brasileiro está recebendo mensagem no celular. Você não é presidente mais!

Foi há 3 anos, diante de todo o Brasil, deixando Bozo absorto, perplexo, mesmerizado. E desapareceu na multidão, como se nunca mais voltasse, o misterioso haitiano profético.

- O que é isso? – perguntava, desesperada, naquela ocasião, uma bolsonarista.

Agora todos sabemos o que era aquilo. Era o futuro. Aquele rapaz havia vindo do futuro e agora estava ali, na periferia do Distrito Federal, me estendendo a mão para que eu fugisse daquele mundo invertido que abria sua bocarra sobre mim nesta tarde insólita.

- Adriano, confie em mim: Bolsonaro acabou! Ele não é presidente mais!

No comments: