Monday, March 29, 2021

Desesperou

Na volta do trabalho, eu vinha pedalando em minha velocidade normal, de cruzeiro. Havia um rapaz, em uma mountain bike, a uns 100 ou 200 metros de mim, que pedalava vagarosamente, em ritmo de passeio.

Bastou eu ultrapassá-lo para ele alterar totalmente seu comportamento. Olhei pelo retrovisor e agora ele pedalava frenético, completamente louco. Tivemos de passar por dentro de um posto de gasolina e havia alguns meio-fios a serem transpostos. Como ele estava de mountain bike, passou por cima de tudo como se não houvesse obstáculo algum, e eu tive de frear e fazer alguns desvios.

Isso fez com que ele me ultrapassasse e ficasse a uns 100 metros à minha frente. Ele pedalava de modo insano. Tinha muito mais giro do que eu. Mas era instável. Pedalava demais e se cansava. Depois pedalava de modo frenético novamente, e se cansava novamente.

Como estávamos na descida, esse contexto era mais favorável para seu tipo de bicicleta. Mas depois adentramos uma reta de quase 1 km, e isso foi suficiente para que eu pacientemente conseguisse me aproximar dele, ultrapassando-o novamente.

Bateu-lhe um desespero que vexatoriamente o despiu das migalhas de compostura que ainda tinha. Tentou cortar caminho pelo meio do mato, e por pouco não se esborrachou no chão, porque havia pedras e galhos como obstáculos. Ele tinha uma mountain bike, mas aquilo não é um helicóptero, não sai voando por cima das coisas.

Para sua infelicidade mesmo assim não conseguiu me ultrapassar. Consegui olhar para seu rosto. Sua expressão era de angústia, de desolação. Olhei para o retrovisor, e sinceramente não entendi o que ocorreu. Ele simplesmente desapareceu. Coisa de Arquivo-X.

No comments: