Monday, March 29, 2021

Competindo tacitamente

Ter uma bicicleta elétrica é divertido, sob vários aspectos. Um deles diz respeito à tácita competição que existe entre ciclistas. Nas ruas se um ciclista é ultrapassado por outro, uma coisa que muito usualmente ocorre é esse ciclista tentar retribuir. Então é muito comum isso, que os ciclistas fiquem, tacitamente, apostando corridas.

Quando ultrapasso algum ciclista-esportista a reação costuma ser extrema, cômica. Porque os caras ficam muito irritados, e fazem de tudo para logo poderem me ultrapassar. Em poucos segundos testemunho uma reação quase que violenta e desesperada.

Agora há pouco, voltando para casa, para o almoço, houve uma interação engraçada com um ciclista não-esportista. Ele tinha uma bicicleta muito boa, e me acompanhou por boa parte do trajeto, em uma velocidade alta.

Eu simplesmente me mantive em minha velocidade usual, sem qualquer tipo de desespero ou tentativa de fazê-lo comer poeira. E ele também não se desesperou.

Porém chegou um momento em que paramos na faixa de pedestre, e ele olhou para minha bicicleta e disse:

- Essa sua bicicleta parece uma Barra Forte, mas corre demais, rapaz...

No comments: