Thursday, October 22, 2015

O feto, o cérebro e a pessoa humana

Segundo Michael Gazzaniga, você não caminha por uma loja de materiais de construção e visualiza 30 casas. Você vê materiais que precisam de arquitetos, carpinteiros, eletricistas, encanadores para poder se criar uma casa.

Um embrião fertilizado pode então ser considerado, em termos genéticos, como um membro da espécie humana, mas há uma diferença muitíssimo grande de um embrião para um ser humano com todos os seus sistemas formados, principalmente o sistema nervoso, o qual lhe confere a capacidade para perceber o mundo e sofrer.

Esse embrião necessita de um útero e pelo menos 12 semanas de gestação, com o desenvolvimento, o crescimento, a duplicação celular, a formação de neurônios (de um sistema neurológico completo), além do zelo e autocuidado empenhado da mãe, diversas consultas médicas para o pré-natal, dedicação, paciência, alimentação e hábitos cuidadosos, para se tornar um ser humano biologicamente completo e objeto de nossas preocupações morais, já que depois de todo esse processo é um ser que sofre, assim como sofre quem cuidou para que chegasse até nesse ponto, e geralmente deseja , e muito, que continue vivendo.

Quando uma loja de materiais de construção sofre um incêndio, a manchete do jornal não é: "30 casas pegam fogo”. É: "Loja de materiais de construção pega fogo”.

1 comment:

Anonymous said...

"Segundo Michael Gazzaniga, você não caminha por uma loja de materiais de construção e visualiza 30 casas. Você vê materiais que precisam de arquitetos, carpinteiros, eletricistas, encanadores para poder se criar uma casa."

Estranha analogia.

"Um embrião fertilizado pode então ser considerado, em termos genéticos, como um membro da espécie humana, mas há uma diferença muitíssimo grande de um embrião para um ser humano com todos os seus sistemas formados"

Não, não há.

"principalmente o sistema nervoso, o qual lhe confere a capacidade para perceber o mundo e sofrer."

A lógica é: "se o ser não tem consciência então podemos decidir por ele". Pera aí, vou matar meus cachorros alí rapidão. Animais também não tem consciência, sofrimento para eles é mera causalidade da vida, posso matá-los então ou vai surgir algum tipo de moralismo DO NADA que no caso do feto coincidentemente não há?

"Esse embrião necessita de um útero e pelo menos 12 semanas de gestação"

Isso em termos fisiológicos significa que o ser em gestação se alimenta (pelo sangue da mãe) e também dejeta da mesma forma. A unidade da vida é a célula, um feto possui células assim como nós, também recebe oxigênio dentro do útero, ato que aqui fora chamamos de respiração. Ele também tem metabolismo. E então?

"com o desenvolvimento, o crescimento, a duplicação celular,"

Que também acontece até o dia da morte.

"a formação de neurônios (de um sistema neurológico completo)"

Então quem nasce sem um sistema neurológico completo pode ser morto por alguém que decida por ele já que é isso que define o direito ao aborto?

"além do zelo e autocuidado empenhado da mãe, diversas consultas médicas para o pré-natal, dedicação, paciência, alimentação e hábitos cuidadosos, para se tornar um ser humano biologicamente completo e objeto de nossas preocupações morais"

Que se extende até o dia da morte dela.