Sunday, April 13, 2025

Não tente conquistar ninguém

Tentar conquistar o amor ou a amizade de alguma pessoa, em específico, costuma ser furada. Faz mais sentido tentar melhorar nossas habilidades sociais e atributos, que possam fazer com que mais pessoas se simpatizem por nós.

Pessoas que não gostam da gente tenderão a continuar não gostando. Em muitos casos o tempo de convivência coloca a pessoa na realidade e ela percebe que não éramos aquilo que ela pensava. Depois desse tempo de convivência, se essa pessoa continuar não gostando, provavelmente ela nunca irá gostar de você.

Não faz sentido ficar correndo atrás de ninguém. É importante o autocuidado, que envolve cuidados com a saúde e com a aparência, e tentando se manter sempre bem no sentido das capacidades de lidar com os outros de modo saudável e gentil. Então é importante sempre estar saudável, não se descuidando da aparência, e se manter também como uma pessoa agradável, de modo geral, na relação com os outros.

Feito isso, o resto é com o destino. O resto será obra do tempo e das vicissitudes da vida, para a qual não cabe a fixação em uma pessoa especificamente. Primeiramente porque a obsessão é coisa de gente doente. Não tem que ser especificamente aquela pessoa. Cuide de seu jardim, que o cheiro de suas flores, os ventos e os destinos da vida trarão algumas abelhas. Mas não necessariamente aquela abelha com a qual você sonhou. E mesmo que apareça essa abelhinha com a qual você sonhou, pode acontecer dela não ser aquilo tudo que você pensava. Porque ter sempre sonhado com alguma coisa específica é algo que concorre consistentemente para aumentar a probabilidade de que você se frustre.

Um ensinamento importante do estoicismo é o de que devemos aceitar o que não pode ser mudado. Isso também vale para os amores e as amizades, para nossos círculos sociais e afetivos. Se passado um tempo considerável de convivência, mesmo assim aquela pessoa continua não gostando de você, ela provavelmente nunca terá simpatia por sua pessoa. 

Quando lhe pedir um favor, que lhe custe algum sacrifício, depois do sacrifício você receberá somente um "valeu", bem seco. E se você lhe responder que não tem condições de fazer tal sacrifício, essa pessoa deixará você falando sozinho antes mesmo que você justifique seus motivos. Porque é exatamente assim que funciona o desamor. E que para você não deveria ser motivo de revolta, porque é de onde menos se espera que vem sempre o mesmo resultado: nada ou muito pouca coisa. 

Pessoa alguma jamais deveria ser alçada ao posto de última coca-cola do deserto. A última coca-cola do deserto é a ante-sala da extinção sumária das coca-colas. Se chegou nesse ponto é porque já estava fadado a não sobrar mais nada.

No comments: