Wednesday, December 21, 2016

"O que é Deus pra você?"

Hoje os usuários do CAPS, de meu grupo, quiseram falar de Deus. Uma das usuárias tomou a frente, e liderou essa atividade, proposta por eles mesmos.

Como ela sofreu algumas perdas muito dolorosas em sua vida, contou-nos que, após essas perdas, passou a não entender como seria possível a existência de algo como Deus (onipotente e absolutamente bom) a permitir a existência de tanta injustiça e sofrimento.
Após declarar isso, o discurso dela sofre um revés, e ela fala que já está recuperando sua fé, porém agora em outros moldes. Mas ela ainda parece ter várias questões sobre o que seria exatamente Deus pra ela, se ele seria algo muito similar a uma pessoa ou se ele seria simplesmente "energia" ou coisa parecida.

Tendo feito suas digressões sobre o tema, ela lançou uma pergunta para todos os presentes: "O que é Deus pra você?".

E ela queria muito que eu também dissesse, a todos ali, o que é Deus pra mim. Aliás, houve também uma certa pressão de todos os presentes para que eu também participasse. Estavam muito curiosos em saber o que eu pensava sobre isso.

- Se eu disser que Deus pra mim é a origem e o fim de tudo, a razão do universo e a substância primordial do amor, como vocês se sentiriam?

A maioria quase que absoluta respondeu que se sentiria muito bem ouvindo isso de mim.

- E se eu dissesse pra vocês que Deus, pra mim, não é porra nenhuma?

A maioria quase que absoluta disse que não se sentiria nada bem em ouvir isso de mim.

- E se eu dissesse a vocês que eu gostaria muito, que eu acharia maravilhoso que Deus existisse, que alguém de fato pudesse cuidar de nós, como vocês se sentiriam?

A maioria disse que seria muito tranquilo ouvir isso de mim.

Enquanto eles debatiam, rapidamente puxei algumas palavras de Clarice Lispector:

"Meu Deus, me dê a coragem de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites, todos vazios de Tua presença. Me dê a coragem de considerar esse vazio como uma plenitude. Faça com que eu seja a Tua amante humilde, entrelaçada a Ti em êxtase. Faça com que eu possa falar com este vazio tremendo e receber como resposta o. amor materno que nutre e embala. Faça com que eu tenha a coragem de Te amar, sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo. Faça com que a solidão não me destrua. Faça com que minha solidão me sirva de companhia. Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar. Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo. Receba em teus braços o meu pecado de pensar."


Senti que a situação exigia delicadeza e vínculo, com um nível um pouco maior de reciprocidade, e não simplesmente uma abstinência que instala algumas porções de deserto entre as pessoas. Senti-me mais próximo deles, e espero que também tenham se sentido mais próximos de mim. No final, após termos aprofundado a questão, segundo as possibilidades e limites de nosso contexto, um número maior de usuários, do que de costume, veio me abraçar...

No comments: