Tuesday, June 24, 2014

Apelidos e futebol

O futebol no Brasil talvez seja uma fábrica de apelidos. Na copa, na maioria dos times, vemos nome e sobrenome em seus uniformes. Com o time brasileiro a coisa é diferente e vou citar somente alguns “nomes”, mais famosos: Dodô, Dadá Maravilha, Fio Maravilha, Biro-Biro, Vampeta, Zico, Zito, Dida, Tita, Pelé, Dondinho, Cafu, Tinga, Ataliba, Bebeto, 1958: Didi, Oreco, Zózimo, Vavá, Pepe, 1950: Nena, Maneca, 1978: Nelinho, Chicão.

Eu mesmo dei um apelido pra um colega, o qual ficou muito famoso com ele, após uma partida de futebol. O cara era novo no bairro e chegou com a maior panca. Pensamos: “é bom de bola”. E, para nossa nauseante surpresa, ele era muito peba, muito pé na forma. Não fazia diferença a presença dele em campo. Eu tinha 11 anos e havia acabado de aprender o conceito de elemento neutro em matemática. Não hesitei e tasquei: você é neutro. Ele não entendeu nada, mas o apelido pegou até para seu irmão mais novo, também ruim de bola, o Neutrinho. Duplinha dos infernos aquela: Neutro e Neutrinho.

Sunday, June 22, 2014

O amor e a eternidade

Certo vez, no meio da madrugada...
Minha filha acordou agora há pouco. Dormiu das 20:30 até às 23 hs. Começou mal: somente 2:30 hs na primeira etapa. Mas como Lilian já dormia. Fui pajear a bebê. Nossa, foi lindo. Ela ficou me olhando fixa e tranquilamente no silêncio e na penumbra da noite por vários minutos. De vez em quando sorria, do nada, da simples contemplação silenciosa e serena de nosso amor. O tempo parou e navegamos por todo o cosmos daquele instante, da viagem do amor a se reproduzir em sonhos e voos para além de nós mesmos. Dizem que isso é a eternidade...

Monday, June 16, 2014

“Sua ignorância flerta com a podridão...”

Quando eu morava em repúblicas estudantis, convivi com um sujeito que simplesmente não tinha a noção de que os alimentos deveriam ser consumidos em tempo hábil para não estragarem. Ele perdia muitos alimentos em função disso.
Um dia não me contive, tentei mostrar a ele o que estava acontecendo e asseverei:

“Sua ignorância flerta com a podridão...”
Ele nunca mais deixou os alimentos se estragarem.

Torcedores

O torcedor de futebol é quase por definição um infeliz. Sofre por algo que não depende dele e cujos resultados práticos em sua vida são praticamente nulos.

Psicopatas (2)

Acho muito pouco provável que uma pessoa sedutora ao ponto de sempre poder reverter o ódio dos outros por seus males profundos não seja na verdade um psicopata. Cuidado com quem é mestre na arte de seduzir, na arte de sempre fazer o que quer iludindo as pessoas. Cuidado com os vendedores existenciais.

Psicopatas (1)

Conheço um sujeito que, com seus cerca de 25 anos, muito provavelmente possui algum deficit cognitivo. Um dia ele me perguntou sobre psicopatas e me disse que muitas pessoas haviam lhe dito que ele tinha cara de mau, de psicopata.
Eu o ouvia e pensava assim: “É muito pouco provável a existência de psicopatas com pouca inteligência, assim como psicopatas na espreita, por anos na espera para cometer seus delitos. Com as dificuldades de raciocínio que esse sujeito tem, já teria sido pego há muito tempo. Não estaria aqui, estaria preso ou morto.”
- É, meu amigo, só a cara então, porque de psicopata você não tem nada.
- Por que, Adriano?

Continuei lacônico. Claro que não valia a pena explicar. Se eu estivesse errado seria um inferno ter por perto um psicopata ofendido tentando me provar que é inteligente. Se eu estivesse certo poderia ferir os sentimentos de uma pessoa sem maldade.

Jesus está voltando!

- Não quero que minha filha cresça e fique muito alta. Porque aí é difícil de arranjar namorado.
 - Mas eu acho que isso tá mudando. São cada vez mais comuns os casais em que as mulheres são mais altas do que os homens, não? E outra, você nem sabe com quem sua filha vai namorar. De repente arranja uma namorada.
 - Cruz-credo! Por isso que eu digo: é o fim dos tempos. Jesus tá voltando, meu amigo!
 - E se ele voltar, minha querida, será negro, transsexual, gordo, manco e pobre.
 - Vira essa boca pra lá!
 - E tô vendo, pelo jeito, que será crucificado novamente...