Friday, February 01, 2013

Quem é Deus? O que é Deus? (2)


1 comment:

Marcos Siqueira said...

Após ler e comentar o Video 1, tinha que fazer o mesmo com esse! =)

Muito legal a diferenciação da metafísica e espiritualidade do final do vídeo.

Sobre o paradoxo do Deus bom e fraco / mal e onipotente; da pedra que Deus cria e não pode levantar, foi justamente esse post do meu blog que me trouxe aqui! Rapaz, já se passaram mais de 3 anos, o tempo voa.

Certamente eu mesmo já me deparei com esse paradoxo inúmeras vezes. Quantas pessoas amáveis e inocentes não penam enquanto pessoas arrogantes e intragáveis não se dão bem? Dezenas de milhares! Onde está Deus enquanto isso?

Sobre isso existe uma corrente cristã que interpreta os escritos bíblicos, desculpe mais irei fazer o resumo do resumo, como Deus, criando a humanidade (por meio da evolução ou Adão e Eva, isso é irrelevante à esse tema) como filhos, que podem e devem decidir seu destino, e entregou a esses filhos o governo da terra. Ele então interfere somente na vida daqueles que o buscam, não no sentido de proteção, mas em uma metamorfose para que esses demonstrem o seu próprio caráter.

Nesse caso a bondade de Deus fica limitada pela sua própria escolha de entregar o governo a humanidade e agir por meio dela. É uma forma relacional formativa individual e não imperativa coletiva.