Sunday, June 07, 2009

Religião e delírio

Algumas publicações recentes, como o livroDeus: um delírio”, de Richard Dawkins, reacenderam o debate sobre o papel e a natureza das religiões. A palavra delírio, veja bem, está no título da obra de Dawkins.

Freud, por sua vez, em sua obra “O mal-estar na civilização”, de 1930 enuncia que a religião é um delírio de massas. Ou seja, tentando deixar ainda mais claro o que ele disse, dá para concluir o seguinte: Loucura que se enlouquece sozinho é somente loucura. Loucura que se enlouquece junto é... religião.

É também muito curiosa a passagem em que perguntam a Bertrand Russell, bem velhinho, sobre o que diria se, após sua morte, desse de cara com São Pedro ou qualquer coisa que simbolizasse a existência de Deus ou da alma eterna. Ele responde que diria assim: “Vocês não nos deram provas suficientes!”.

6 comments:

Olavo said...

Legal. Mas por que será que se perde tanto tempo perguntando 'se existe' enquanto poderia se estar perguntando 'o que significa'? Existir... ô palavrinha difícil essa, hein.

Anonymous said...

Pois é... Realmente estava sentindo falta dos textos. Mas, dar logo de cara com a citação do livro do ""rottweiler de Darwin" foi o fim...
Tudo bem, tudo bem... eu passo para a próxima leitura sem rosnar.

Lilian S.

André Lemos said...

Realmente, podemos pensar essas questões enquanto uma possivel produção do delírio. Qual o sentido de existir? Essa questão está associada a necessidade de produção de sentidos. A religão dá um sentido a morte e as ações humanas. O homem sem respostas, precisa produzi-las, veja como isso é claro no seu texto sobre o homessexualismo. As perguntas necessitam de respostas, mesmo que essas respostas não dê garantias de uma possivel "verdade". Como pensava Nietzsche, "o homem matou e criou deus".Delírio?

Cristus de Andrade said...

Mestre, fiquei comovido, de verdade com a intenção do texto, provocativo interior! Vamos definir religião: re-ligare: voltar a um ponto onde toda hamonia existia. Seria esta a"nossa" idéia de Deus? Realmente não creio. Existir? Seria prórpia esta palavra? Re-ligare, mas para onde? Ao quê? Deus é, também, absurdo, e acho que isso faz alguma sentido!...rs
Grande abraço!

Anonymous said...

A religião realmente é um delírio incontestável, delirante se torna aquele que contraria o que é verdade para a humanidade. O delírio só existe para a minoria, a massa nunca delira. A verdade fica com a maioria, mesmo sendo um bando de patéticos delirantes, fanáticos por algo que nunca verão, e nunca houve provas de sua existência, mas o mundo gira em torno da religião e do dinheiro. Essas duas coisas sempre andam de mãos dadas, é como o sangue, se não circula morre.

Anonymous said...

Holа! I've been following your weblog for a long time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from New Caney Texas! Just wanted to tell you keep up the good work!

My page :: viagra online