Sunday, June 07, 2009

O tolo não sabe o que diz e o sábio não diz o que sabe?

De fato, a primeira parte do provérbio, sobre o tolo, tem muito sentido. Ser tolo, em boa medida, é dizer ou pensar coisas que não possuem correspondentes na realidade. Ou seja, o tolo simplesmente não sabe o que as coisas são. Logo, em resumo, não sabe o que diz. Não possui noção das conseqüências e sentidos possíveis do seu dizer.

Agora, o sábio não dizer o que sabe o caracteriza somente como um sabedor egoísta do que quer que seja. Mesquinhez do sábio e papo-furado dos tolos.

Mas pode, claro, haver também outros sentidos. O de que seria mais sábio, por exemplo, a demonstração do que é mais próprio ou correto por meio de ações do que por meio de palavras. A idéia de que ações valeriam mais do que palavras: uma pedagogia da ação, do exemplo. Ou o velho sentido de que o silêncio é ouro, enquanto a palavra é prata. Ou também, talvez, a sábia percepção de que nem todo mundo é merecedor da verdade. Com canalhas, com quem joga somente no campo da mentira, o silêncio costuma ser sinal de sensatez ou prudência.

1 comment:

Mário said...

Salve...salve! Amigo Adriano. Existe um ditado que diz: “O tolo quer ensinar e o sábio quer aprender.” Talvez, pelo fato da ignorância e o pouco conhecimento deste, ele acredite que saiba muito, por outro lado, devido a gama de conhecimentos e a profundidade de sua sabedoria o culto reconheça que, o muito que sabe é pouco frente à diversidade cultural/infinita. Parafraseando Sócrates “O que sei é que nada sei” ou então: “Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e será sábio.” Se a pessoa quer dividir ou não o que sabe, “são outros quinhentos.” O fato é que predomina em nosso meio social contemporâneo, aqueles que fazem uso de seu conhecimento para enganar e ludibriar os tolos, neste crivo impera a famosa lei de Gerson: “Todo mundo quer tirar vantagem em tudo!” Certo? Como se em nosso país, a cultura predominante fosse: passar as pessoas incultas e incautas para trás. E assim vivemos, “passando a perna em uns”, “tomando tombos de outros”.