Tuesday, August 12, 2008

A filosofia é útil?

Nem me estenderei muito. Somente citarei a resposta de Marilena Chauí para esta questão, em seu livro didático de introdução à Filosofia, o “Convite à Filosofia”. Ficou perfeita, nada a acrescentar:

“Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.”

3 comments:

Pá Mariano said...

Dri querido, como você está?
Tenho falado(bem) de você esses dias, saudades suas meu velho.
Tenho muitas coisas novas e boas para te contar. Você deve imaginar o que, porque falamos muito de projetar e buscar as coisas boas da vida, sem avidez, tudo ao seu tempo, mas sem acomodação e com muito suor.
Bom, enquanto não te encontro pelas esquinas da vida, deixo aqui um fraterno e afetuoso abraço.

Márika Cecilia Morcelli said...
This comment has been removed by the author.
Ioda said...

Meus cupins adoram filosofia.


(Acho que Sócrates (quando ainda jogava em Atenas) ia adorar uma destas! Hehehehe).


Abração,
Ioda