Ouço bastante as pessoas falando que seus problemas são devido a seu estado emocional, psicológico. E às vezes até me canso de tentar demonstrar que os estados psicológicos não são causa, mas efeito, consequência.
Sentimos o que sentimos porque interagimos constantemente com o mundo, das mais variadas formas. E aí vejo que muitas dessas pessoas, que estão tendo sintomas de ansiedade e depressão, estão levando uma vida de merda.
- Não se alimentam direito. Sua dieta é pobre em vegetais. Ingerem grande quantidade de açúcar e alimentos processados.
- Não têm rotina de sono. Frequentam baladas várias vezes na semana, tendo dias em que dormem muito tarde e outros não, ou então fazendo o uso abusivo principalmente de bebidas alcoólicas e tabaco. Ou com frequência ficam jogando videogame, assistindo televisão ou na internet até 4 horas da manhã, para depois acordar uma hora da tarde. Outras simplesmente trocam o dia pela noite e, convenhamos, trocar o dia pela noite é algo que contraria completamente uma série de recomendações para uma vida saudável.
- Não fazem qualquer tipo de atividade física, e se expõem muito pouco à luminosidade natural e espaços ao ar livre.
- Fora as pessoas que estão muito atribuladas, estressadas, com uma série de atividades e compromissos que tomaram para si, e não estão dando conta. É óbvio que isso não acaba bem...
- Sem contar uma série de situações que são produtoras de ansiedade: desemprego, assédio no ambiente de trabalho, relacionamentos abusivos, vínculos frágeis e instáveis, conflitos familiares intensos e frequentes.
Enfim, a sua vida não está uma bosta porque você está descontrolado emocionalmente. Você está descontrolado emocionalmente porque a sua vida é que está uma bosta.
1 comment:
Achei interessante. Essa tese é sua ou ja é consagrada??
Você poderia me indicar bibliografia para eu me aprofundar ?
Post a Comment